Estratégias para identificação e enfrentamento de situação de violência por parceiro íntimo em mulheres gestantes
Palavras-chave:
Enfermagem. Violência contra a mulher. Gestantes. Atenção primária à saúde.Resumo
Objetivo: Conhecer as estratégias utilizadas por enfermeiros de Unidades de Estratégias de Saúde da Família para identificação e enfrentamento de situação de violência por parceiro íntimo em mulheres gestantes.
Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa com entrevista semiestruturada direcionadas a 23 enfermeiros da atenção básica no período de setembro de 2015 a abril de 2016, utilizou-se a análise de conteúdo do tipo temática.
Resultados: Emergiu a categoria: “É bem complexo” - ações de identificação e enfrentamento da violência por parceiro intimo em mulheres gestante. As lesões físicas foram o principal indicativo de violência identificada na consulta pré-natal. As estratégias de enfrentamento foram os encaminhamentos a serviços especializados e discussão conjunta com a equipe de saúde.
Conclusão: Aponta-se a necessidade de organização de um protocolo de enfermagem que auxilie na identificação e classificação de risco a exposição à violência, educação permanente destes profissionais e fortalecimento das ações intersetoriais.
Palavras-chave: Enfermagem. Violência contra a mulher. Gestantes. Atenção primária à saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.