Estratégias para identificação e enfrentamento de situação de violência por parceiro íntimo em mulheres gestantes

Autores

  • Samara Silva Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Deise Lisboa Riquinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Enfermagem
  • Maxue Cruz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Graduando de Enfermagem
  • Letícia Becker Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - escola de Enfermagem

Palavras-chave:

Enfermagem. Violência contra a mulher. Gestantes. Atenção primária à saúde.

Resumo

Objetivo: Conhecer as estratégias utilizadas por enfermeiros de Unidades de Estratégias de Saúde da Família para identificação e enfrentamento de situação de violência por parceiro íntimo em mulheres gestantes.
Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa com entrevista semiestruturada direcionadas a 23 enfermeiros da atenção básica no período de setembro de 2015 a abril de 2016, utilizou-se a análise de conteúdo do tipo temática.
Resultados: Emergiu a categoria: “É bem complexo” - ações de identificação e enfrentamento da violência por parceiro intimo em mulheres gestante. As lesões físicas foram o principal indicativo de violência identificada na consulta pré-natal. As estratégias de enfrentamento foram os encaminhamentos a serviços especializados e discussão conjunta com a equipe de saúde.
Conclusão: Aponta-se a necessidade de organização de um protocolo de enfermagem que auxilie na identificação e classificação de risco a exposição à violência, educação permanente destes profissionais e fortalecimento das ações intersetoriais.
Palavras-chave: Enfermagem. Violência contra a mulher. Gestantes. Atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Silva Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Deise Lisboa Riquinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Enfermagem

Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola enfermagem. Doutora em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Residência em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

Maxue Cruz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Graduando de Enfermagem

Graduando de Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS/UFRGS

Letícia Becker Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - escola de Enfermagem

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Especializanda do Curso de Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora Adjunta do Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado

2017-11-16

Como Citar

1.
Marques SS, Riquinho DL, dos Santos MC, Vieira LB. Estratégias para identificação e enfrentamento de situação de violência por parceiro íntimo em mulheres gestantes. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de novembro de 2017 [citado 11º de maio de 2025];38(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/67593

Edição

Seção

Artigos Originais