Estresse ocupacional entre trabalhadores de saúde de um hospital universitário

Autores

  • Renata Perfeito Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Helena Palucci Marziale Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo
  • Julia Trevisan Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Maria José Quina Galdino Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Patricia Helena Vivan Ribeiro Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador. Estresse psicológico. Apoio social. Hospitais universitários.

Resumo

Objetivo: Avaliar o estresse ocupacional entre trabalhadores de saúde de um hospital universitário.

Métodos: Estudo transversal com trabalhadores de saúde de enfermagem e medicina de um hospital universitário da Região Sul do Brasil. Os dados foram coletados entre agosto de 2011 e agosto de 2012 por um questionário para caracterização e a Job Stress Scale. Realizou-se análise descritiva e univariada (Kruskal-Wallis).

Resultados: Os participantes apresentaram alta demanda e alto controle do trabalho e baixo apoio social, indicando um trabalho ativo. Os enfermeiros tiveram menor controle sobre o trabalho (p<0,001) e os médicos receberam maior apoio social (p=0,006). Apoio social reduzido esteve relacionado à maior exposição ao estresse entre os auxiliares e técnicos de enfermagem (p=0,012).

Conclusão: Os trabalhadores que perceberam o apoio social reduzido apresentaram maior exposição ao estresse. Torna-se necessário implementar estratégias de prevenção ao estresse entre os trabalhadores de saúde, como o fortalecimento do apoio social no trabalho.

Palavras-chave: Saúde do trabalhador. Estresse psicológico. Apoio social. Hospitais universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Perfeito Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, Brasil.

Maria Helena Palucci Marziale, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo

Doutora. Docente Titular do Departamento de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo. Ribeirão Preto-SP, Brasil

Julia Trevisan Martins, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, Brasil.

Maria José Quina Galdino, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Enfermeira. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes-PR, Brasil. 

Patricia Helena Vivan Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Odontológica da Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, Brasil

Publicado

2018-01-12

Como Citar

1.
Ribeiro RP, Marziale MHP, Martins JT, Galdino MJQ, Ribeiro PHV. Estresse ocupacional entre trabalhadores de saúde de um hospital universitário. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 12º de janeiro de 2018 [citado 18º de setembro de 2026];39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/65127

Edição

Seção

Artigos Originais