Educação permanente nos serviços de saúde: atividades educativas desenvolvidas no estado de Minas Gerais, Brasil
Keywords:
Educação continuada, Políticas públicas, Sistema Único de SaúdeAbstract
Objetivo: Analisar atividades educativas desenvolvidas no estado de Minas Gerais, Brasil, consideradas como Educação Permanente em Saúde.
Método: Baseado em um estudo de natureza mista, de abordagem quanti-qualitativa, com 492 Secretarias Municipais de Saúde. A coleta de dados ocorreu entre março e outubro de 2014, via questionário online. Os dados foram tabulados no software Excel. Para a análise dos dados,
utilizou-se a análise de conteúdo temática e a análise estatística descritiva. O estudo foi aprovado sob o parecer 22830812.5.0000.5149.
Resultados: Emergiram nove categorias: tipo de prática, temática, metodologia, recurso tecnológico, motivo, nível de atenção, público, financiamento e status da prática descrita. As práticas não guardam relação exclusiva com um tipo de concepção pedagógica. Por outro lado, foram constatados temas ancorados no trabalho, sendo o diagnóstico dos problemas cotidianos visto como motivação para a sua realização, princípios estes que caracterizam a Educação Permanente em Saúde.
Conclusão: Em alguns municípios, a educação permanente está sendo incorporada no cotidiano dos serviços de saúde.
Palavras-chave: Educação continuada. Políticas públicas. Sistema Único de Saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.

















