A violência contra os profissionais da enfermagem no setor de acolhimento com classificação de risco

Autores

  • Magda Fabiana do Amaral Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Rodrigo Jácob Moreira de Freitas Universidade Estadual do Ceará - UECE Universidade Potiguar - UnP
  • Caio Hudson Pereira de Lima Universidade Potiguar - UnP
  • Janara Nascimento de Melo Universidade Potiguar - UnP
  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira Universidade Potiguar - UnP

Palavras-chave:

Enfermagem. Violência no trabalho. Acolhimento. Emergências.

Resumo

Objetivo: Conhecer os tipos de violência e os fatores que contribuem para os atos violentos sofridos pela equipe de enfermagem no acolhimento com classificação de risco (ACCR).
Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em um hospital regional referência em urgência e emergência do Oeste do Estado do RN, com 10 profissionais da
enfermagem. Coletou-se os dados através de entrevista e analisou-se pela técnica do discurso do sujeito coletivo.
Resultados: Evidencia-se que os profissionais sofrem violência por parte dos usuários, de outros profissionais e predomina a violência verbal. Apontam como causas a falta de informação do usuário, postura profissional e a falha da atenção primária.
Conclusão: Há necessidade de trabalhar a educação permanente com os profissionais de saúde e atividades educativas com os usuários sobre o ACCR, no sentido de promover relações harmônicas entre profissionais e usuários e, que estes possam compreender a dinâmica do trabalho nas redes de atenção.
Palavras-chave: Enfermagem. Violência no trabalho. Acolhimento. Emergências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Fabiana do Amaral Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública – MSP/Faculdade de Medicina/UFC. Especialista em Urgência e Emergência - FACISA/PB. Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Rodrigo Jácob Moreira de Freitas, Universidade Estadual do Ceará - UECE Universidade Potiguar - UnP

Enfermeiro. Docente da Universidade Potiguar – UNP. Doutorando no Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde – PPCCLIS/UECE.

Caio Hudson Pereira de Lima, Universidade Potiguar - UnP

Enfermeiro, graduado pela Universidade Potiguar - UnP

Janara Nascimento de Melo, Universidade Potiguar - UnP

Enfermeira, graduada pela Universidade Potiguar - UnP

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, Universidade Potiguar - UnP

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Docente na Universidade Potiguar/Campus Mossoró

Publicado

2017-11-16

Como Citar

1.
Pereira MF do A, Freitas RJM de, Lima CHP de, Melo JN de, Oliveira KKD de. A violência contra os profissionais da enfermagem no setor de acolhimento com classificação de risco. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de novembro de 2017 [citado 11º de maio de 2025];38(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/62119

Edição

Seção

Artigos Originais