A violência contra os profissionais da enfermagem no setor de acolhimento com classificação de risco
Palavras-chave:
Enfermagem. Violência no trabalho. Acolhimento. Emergências.Resumo
Objetivo: Conhecer os tipos de violência e os fatores que contribuem para os atos violentos sofridos pela equipe de enfermagem no acolhimento com classificação de risco (ACCR).
Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em um hospital regional referência em urgência e emergência do Oeste do Estado do RN, com 10 profissionais da
enfermagem. Coletou-se os dados através de entrevista e analisou-se pela técnica do discurso do sujeito coletivo.
Resultados: Evidencia-se que os profissionais sofrem violência por parte dos usuários, de outros profissionais e predomina a violência verbal. Apontam como causas a falta de informação do usuário, postura profissional e a falha da atenção primária.
Conclusão: Há necessidade de trabalhar a educação permanente com os profissionais de saúde e atividades educativas com os usuários sobre o ACCR, no sentido de promover relações harmônicas entre profissionais e usuários e, que estes possam compreender a dinâmica do trabalho nas redes de atenção.
Palavras-chave: Enfermagem. Violência no trabalho. Acolhimento. Emergências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.