Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares

Autores

  • Rayssa Naftaly Muniz Pinto Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Isolda Maria Barros Torquato Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Neusa Collet Collet Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Altamira Pereira da Silva Reichert Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Vinicius Lino de Souza Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Alynne Mendonça Saraiva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Palavras-chave:

Transtorno autístico. Diagnóstico. Relações familiares.

Resumo

Objetivo: Analisar o contexto da revelação do diagnóstico do autismo e o impacto deste nas relações familiares.
Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 10 familiares de crianças autistas, assistidas no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil em um município da Paraíba. A coleta ocorreu entre julho e agosto de 2013 por meio de entrevista semiestruturada cujos dados foram interpretados pela análise de conteúdo na modalidade temática.
Resultados: Identificou-se uma Unidade Temática Central com respectivas categorias: o impacto da revelação do diagnóstico de autismo para a família; características da revelação do diagnóstico: o local, o tempo e a relação dialógica entre o profissional e a família; alteração nas relações familiares e a sobrecarga materna no cuidado à criança autista.
Conclusões: Há necessidade do profissional de saúde que noticiará o autismo saber preparar melhor a família para enfrentar as dificuldades impostas pela síndrome e para conquistar a autonomia no cuidado ao autista.
Palavras-chave: Transtorno autístico. Diagnóstico. Relações familiares.

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Biografia do Autor

Rayssa Naftaly Muniz Pinto, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Enfermeira. Graduado pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Ciências da Saúde/Enfermagem

Isolda Maria Barros Torquato, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Enfermeira. Mestre e Doutoranda pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Ciências da Saúde/Enfermagem

Neusa Collet Collet, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Enfermeira. Doutorado e Mestrado pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunto II da graduação, mestrado e doutorado. Ciências da Saúde/Enfermagem

Altamira Pereira da Silva Reichert, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Enfermeira. Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associado I da graduação, mestrado e doutorado. Ciências da Saúde/Enfermagem

Vinicius Lino de Souza Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeiro. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Capes. Ciências da Saúde/Enfermagem

Alynne Mendonça Saraiva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Enfermeria. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Ciências da Saúde/Enfermagem

Publicado

2016-09-21

Como Citar

1.
Pinto RNM, Torquato IMB, Collet NC, Reichert AP da S, Neto VL de S, Saraiva AM. Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21º de setembro de 2016 [citado 27º de abril de 2025];37(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/61572

Edição

Seção

Artigos Originais