Motivos e consequências da baixa adesão às precauções padrão pela equipe de enfermagem
Palabras clave:
Precauções Padrão, Saúde Ocupacional, Equipe de EnfermagemResumen
As precauções padrão (PP) são recomendações para prevenir infecções e proteger os trabalhadores de saúde durante a prestação de cuidados. Porém, constata-se baixa adesão a estas recomendações.
Objetivo: Analisar os motivos e as consequências da baixa adesão às PP pela equipe de enfermagem.
Método: Revisão integrativa da literatura, busca em sete bases de dados, período de 2005 a 2014.
Resultados: 30 artigos foram selecionados para análise. Os motivos da baixa adesão evidenciados relacionam-se a práticas deficitárias de educação permanente, comportamentos de risco de trabalhadores, provisão de material e equipamentos de proteção inadequados e condições de trabalho inadequadas. As consequências são os acidentes e as doenças do trabalho. Os estudos de intervenção são escassos e limitam-se à educação dos profissionais.
Conclusões: A baixa adesão às PP está vinculada a aspectos individuais dos trabalhadores e às instituições empregadoras e formadoras. As estratégias de intervenção realizadas mostram-se pouco eficientes por focar apenas o trabalhador.
Palavras-chave: Precauções padrão. Precauções universais. Saúde ocupacional. Prevenção de acidentes. Equipe de enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.