Amamentação e as intercorrências que contribuem para o desmame precoce

Autores

  • Carolina Sampaio Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT
  • Fátima Aparecida Iocca Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT
  • Mona Lisa Rezende Carrijo Universidade do Mato Grosso - Unemat
  • Rodrine de Almeida Teixeira Mattos Garcia Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Aleitamento materno, desmame, enfermagem materno-infantil.

Resumo

Objetivo: Conhecer a vivência de mães em relação à amamentação e as intercorrências que contribuem para o desmame precoce.
Método: Pesquisa do tipo descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa realizado em uma unidade de Estratégia da Saúde da Família, no município de Cáceres-MT, por meio de entrevista semi-estruturada com 21 mulheres que tiveram filhos de janeiro/2012 a janeiro/2014.
Resultados: Os dados apontaram que ao término dos 6 meses das crianças, somente 19,1%, continuavam em Aleitamento Materno Exclusivo e as principais alegações para sua ocorrência foram: Déficit de conhecimentos inexperiência/insegurança; Banalização das angústias maternas; Intercorrências da mama puerperal; Interferências familiares; Leite fraco/insuficiente; trabalho materno.
Conclusão: O estudo reforçou a necessidade de ajustes no modelo de atenção vigente, ultrapassando aplicabilidade de técnicas pré-definidas, incentivando a criticidade perceptiva dos profissionais de saúde na construção de novos saberes e condutas.
Palavras-chave: Aleitamento materno. Desmame. Enfermagem materno-infantil. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Sampaio Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT

Enfermeira,Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de de Pós Graduação e Enfermagem da UNB, Mestre em Ciências da Saúde pela UNB, Especialista em Saúde Pública é professora e coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso.

Fátima Aparecida Iocca, Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT

Diretora de Gestão de Programa de Pós Graduação stricto sensu UNEMAT. Bióloga Doutora em Ecologia. Professora Adjunta efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mona Lisa Rezende Carrijo, Universidade do Mato Grosso - Unemat

Diretora de Educação da ABEn MT. Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Substituta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Rodrine de Almeida Teixeira Mattos Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Acadêmica do Curso de Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Cáceres-MT. 

Publicado

2016-03-14

Como Citar

1.
Oliveira CS, Iocca FA, Carrijo MLR, Garcia R de ATM. Amamentação e as intercorrências que contribuem para o desmame precoce. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14º de março de 2016 [citado 26º de abril de 2025];36:16-23. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56766