A liderança em enfermagem e a satisfação dos pacientes em contexto hospitalar
Palavras-chave:
Enfermagem, Liderança, Satisfação dos utentesResumo
Objetivos: conhecer a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro-líder e do enfermeiro, a satisfação dos pacientes, a relação existente entre a qualidade de relação percebida por ambos e a satisfação dos pacientes.
Métodos: abordagem quantitativa, transversal e correlacional. Amostra não probabilística por conveniência constituída por 15 enfermeiros-líderes, 342 enfermeiros, 273 pacientes. Dados recolhidos no Centro Hospitalar de Lisboa Central, entre janeiro e março de 2013, através das escalas LMX-7, CLMX-7, SUCEH21. Análise estatística através de SPSS® Statistics 19.
Resultados: O enfermeiro-líder considera boa a qualidade de relação de liderança; os enfermeiros consideram-na satisfatória; os pacientes consideram-se satisfeitos com os cuidados de enfermagem. Existe correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro-líder e a satisfação dos pacientes. Não existe correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro e a satisfação.
Conclusão: O enfermeiro-líder tem um papel preponderante na satisfação dos pacientes.
Palavras-chave: Serviços de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Liderança. Satisfação do paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.