A liderança em enfermagem e a satisfação dos pacientes em contexto hospitalar

Autores

  • Elisabete Nunes Universidade Católica Portuguesa
  • Filomena Gaspar Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Palavras-chave:

Enfermagem, Liderança, Satisfação dos utentes

Resumo

Objetivos: conhecer a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro-líder e do enfermeiro, a satisfação dos pacientes, a relação existente entre a qualidade de relação percebida por ambos e a satisfação dos pacientes.
Métodos: abordagem quantitativa, transversal e correlacional. Amostra não probabilística por conveniência constituída por 15 enfermeiros-líderes, 342 enfermeiros, 273 pacientes. Dados recolhidos no Centro Hospitalar de Lisboa Central, entre janeiro e março de 2013, através das escalas LMX-7, CLMX-7, SUCEH21. Análise estatística através de SPSS® Statistics 19.
Resultados: O enfermeiro-líder considera boa a qualidade de relação de liderança; os enfermeiros consideram-na satisfatória; os pacientes consideram-se satisfeitos com os cuidados de enfermagem. Existe correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro-líder e a satisfação dos pacientes. Não existe correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro e a satisfação.
Conclusão: O enfermeiro-líder tem um papel preponderante na satisfação dos pacientes.
Palavras-chave: Serviços de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Liderança. Satisfação do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-04-29

Como Citar

1.
Nunes E, Gaspar F. A liderança em enfermagem e a satisfação dos pacientes em contexto hospitalar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de abril de 2016 [citado 26º de abril de 2025];37(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/55726

Edição

Seção

Artigos Originais