Brinquedo terapêutico: benefícios vivenciados por enfermeiras na prática assistencial a criança e família

Autores

  • Edmara Bazoni Soares Maia
  • Circéa Amália Ribeiro
  • Regina Issuzu Hirooka de Borba

Palavras-chave:

Enfermagem pediátrica, Jogos e brinquedo, Criança hospitalizada,

Resumo

Estudo qualitativo com objetivo de apresentar e discutir os benefícios do Brinquedo Terapêutico vivenciados por enfermeiras que o utilizam na sua prática assistencial a criança e família. O Interacionismo Simbólico foi o referencial teórico e o Interacionismo Interpretativo, o metodológico. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi- estruturada com sete enfermeiras que utilizavam o brinquedo terapêutico em sua prática assistencial ou de ensino em unidades pediátricas. A análise dos dados evidenciou inúmeros benefícios advindos da utilização do brinquedo terapêutico para a criança, a família, o ambiente do cuidado e a própria enfermeira. Vivenciar tais benefícios determina que a enfermeira sinta-se gratificada, realizada pessoal e profissionalmente, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem.

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Como Citar

1.
Bazoni Soares Maia E, Amália Ribeiro C, Hirooka de Borba RI. Brinquedo terapêutico: benefícios vivenciados por enfermeiras na prática assistencial a criança e família. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de agosto de 2008 [citado 27º de abril de 2025];29(1):39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/5262

Edição

Seção

Artigos Originais