Brinquedo terapêutico: benefícios vivenciados por enfermeiras na prática assistencial a criança e família
Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica, Jogos e brinquedo, Criança hospitalizada,Resumo
Estudo qualitativo com objetivo de apresentar e discutir os benefícios do Brinquedo Terapêutico vivenciados por enfermeiras que o utilizam na sua prática assistencial a criança e família. O Interacionismo Simbólico foi o referencial teórico e o Interacionismo Interpretativo, o metodológico. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi- estruturada com sete enfermeiras que utilizavam o brinquedo terapêutico em sua prática assistencial ou de ensino em unidades pediátricas. A análise dos dados evidenciou inúmeros benefícios advindos da utilização do brinquedo terapêutico para a criança, a família, o ambiente do cuidado e a própria enfermeira. Vivenciar tais benefícios determina que a enfermeira sinta-se gratificada, realizada pessoal e profissionalmente, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
1.
Bazoni Soares Maia E, Amália Ribeiro C, Hirooka de Borba RI. Brinquedo terapêutico: benefícios vivenciados por enfermeiras na prática assistencial a criança e família. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de agosto de 2008 [citado 27º de abril de 2025];29(1):39. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/5262
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.