Educação para a saúde como estratégia de intervenção de enfermagem às pessoas portadoras de diabetes

Autores

  • Maria Aparecida Barbosa Rêgo
  • Adélia Yaeko Kyosen Nakatani
  • Maria Márcia Bachion

Palavras-chave:

Educação em saúde, Enfermagem em saúde comunitária, Diabetes mellitus

Resumo

Estudo descritivo que objetivou analisar um processo de educação, enquanto estratégia de intervenção de enfermagem, junto às pessoas diabéticas, aproximando-se dos pressupostos da metodologia da problematização e do referencial teórico da educação libertadora de Paulo Freire. Participaram do estudo, durante 4 meses, 19 portadores de Diabetes do Município de Nova Aurora, Estado de Goiás, Brasil. A discussão evidenciou que a atividade educativa dialógica foi capaz de contribuir para o despertar do potencial reflexivo, crítico e criativo do grupo; apresentando-se como uma importante estratégia de intervenção para o enfermeiro que trabalha na perspectiva de emancipação de seus clientes.

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Como Citar

1.
Barbosa Rêgo MA, Kyosen Nakatani AY, Bachion MM. Educação para a saúde como estratégia de intervenção de enfermagem às pessoas portadoras de diabetes. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de junho de 2008 [citado 27º de abril de 2025];27(1):60. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4587

Edição

Seção

Pesquisas