O psicodrama como uma estratégia pedagógica no ensino da saúde do trabalhador

Autores

  • Júlia Trevisan Martins
  • Simone Perufo Opitz
  • Maria Lúcia do Carmo Robazzi

Palavras-chave:

Psicodrama, Ensino, Aprendizagem, Saúde, Trabalhadores

Resumo

Este estudo teve como objetivo relatar a experiência da utilização do psicodrama pedagógico como uma estratégia de ensino/aprendizagem sobre a Saúde do Trabalhador. Foi realizado com 18 alunos da pós-graduação em nível de mestrado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, durante o 2º semestre de 2002. Inicialmente desenvolveu-se atividades interativas, dinâmicas, interpessoais e jogos de papéis, buscando a espontaneidade dos alunos e dos educadores/coordenadores. O referencial utilizado foi a teoria psicodramática de Moreno. Os resultados demonstraram êxito, aja vista que ocorreu criatividade, raciocínio lógico, envolvimento com o aprendizado, organização de conceitos utilizando as vivências de cada um, e assim o todo foi construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-03

Como Citar

1.
Trevisan Martins J, Perufo Opitz S, do Carmo Robazzi ML. O psicodrama como uma estratégia pedagógica no ensino da saúde do trabalhador. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de junho de 2008 [citado 27º de abril de 2025];25(1):112. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4499

Edição

Seção

Relato de Experiência