Ocorrência e manejo de náusea e vômito no tratamento quimioterápico em mulheres com câncer de mama

Autores

  • Thais de Oliveira Gozzo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Sarah Gomes de Souza Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Marislei Sanches Panobianco Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Aline Maria Bonini Moysés Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Ana Maria de Almeida Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

Objetivou-se analisar a ocorrência de náusea e vômito em mulheres com câncer de mama durante a quimioterapia, e identificar o manejo utilizado para o controle desses sinais e sintomas. Pesquisa transversal, cujos dados foram coletados por meio de entrevista, no
último ciclo de quimioterapia, entre agosto de 2011 e março de 2012 em um hospital universitário no interior do Estado de São Paulo. A amostra foi composta por 22 mulheres, com idade entre 31 e 70 anos, e 77,3% relataram náusea e 50% vômito, durante o tratamento.
Quanto ao manejo, 82% delas afirmaram ter recebido algum tipo de informação que ficou centrada no uso da medicamento prescrito, entretanto, 27,3% não souberam responder qual medicamento usaram. Concluiu-se que há falta de sistematização da assistência e protocolo institucional que norteiem os profissionais a fornecer informações padronizadas, possibilitando o seguimento das mulheres, a fim de terem controle mais adequado da náusea e vômito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais de Oliveira Gozzo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Sarah Gomes de Souza, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Graduanda do curso de Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marislei Sanches Panobianco, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Aline Maria Bonini Moysés, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Pós graduanda do Programa Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Ana Maria de Almeida, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Professora Associado do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Publicado

2014-09-25

Como Citar

1.
Gozzo T de O, Souza SG de, Panobianco MS, Moysés AMB, Almeida AM de. Ocorrência e manejo de náusea e vômito no tratamento quimioterápico em mulheres com câncer de mama. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 25º de setembro de 2014 [citado 27º de abril de 2025];35(3):117-23. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/42068

Edição

Seção

Artigos Originais