A criança na unidade de terapia intensiva neonatal: impacto da primeira visita da mãe

Authors

  • Diana Amanda Perlin Universidade Católica de Pelotas
  • Stella Minasi de Oliveira Universidade Católica de Pelotas
  • Giovana Calcagno Gomes Universidade Federal do Rio Grande

Keywords:

Criança hospitalizada. Unidade de Terapia Intensiva. Família

Abstract

O presente estudo teve como objetivos avaliar e comparar o desenvolvimento de crianças hospitalizadas, antes e após intervenções de Arteterapia. Esta pesquisa descritiva-exploratória realizou-se por meio de estudos de caso de fundo qualitativo, baseados na avaliação desenvolvimental de crianças. A pesquisa contou com cinco participantes na faixa etária entre sete e dez anos, no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Goiânia, Goiás, em 2006. Seus resultados mostraram que as intervenções de Arteterapia foram eficazes na promoção do desenvolvimento infantil. Concluiu-se, então, que a Arteterapia constitui-se num meio para canalizar, de maneira positiva, as variáveis do desenvolvimento da criança hospitalizada e neutralizar os fatores de ordem afetiva que, naturalmente, surgem, além de expor os potenciais mais saudáveis da criança, por vezes pouco estimulados no contexto da hospitalização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diana Amanda Perlin, Universidade Católica de Pelotas

Enfermeira Graduada e Licenciada pela Universidade Católica de Pelotas/UCPel. Enfermeira do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre.

Stella Minasi de Oliveira, Universidade Católica de Pelotas

Professora Assistente I. Universidade Católica de Pelotas. Mestre em Enfermagem. Orientadora. Membro do Grupo de Pesquisa - GEPESCA-FURG. Membro da Comissão de Pesquisa AC. Santa Casa do Rio Grande

Giovana Calcagno Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em enfermagem. Professora da Escola de
Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Grupo
de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde da Criança e do
Adolescente – GEPESCA/ FURG

Published

2011-10-31

How to Cite

1.
Perlin DA, de Oliveira SM, Gomes GC. A criança na unidade de terapia intensiva neonatal: impacto da primeira visita da mãe. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2011 Oct. 31 [cited 2026 Nov. 3];32(3):458. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/16278

Issue

Section

Artigos Originais