Associação entre a formação de enfermeiros em práticas integrativas e sua situação de trabalho

Authors

  • Cleyton Cézar Souto Silva
  • Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas
  • Suellen Duarte de Oliveira Matos
  • Margarida da Silva Neves de Abreu
  • Rodrigo Barros Esteves Lins
  • Daniela Dallegrave

Abstract

Objetivo: verificar a associação entre a formação em práticas integrativas com as situações de trabalho de enfermeiros no Brasil.
Método: estudo descritivo, multicêntrico (tipo survey), realizado com 1.154 enfermeiros das cinco regiões do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line entre os meses de junho de 2021 e janeiro de 2022. A análise estatística incluiu frequências absolutas e relativas, testes de associação, teste de tendência linear e regressão de Poisson com variância robusta, sendo significativas associações com p≤0,05.
Resultados: a prevalência de formação em práticas integrativas tradicionais foi de 43,5%, predominando mulheres, profissionais pós-graduados, religiosos e residentes na Região Sul. Enfermeiros autônomos e com menores vínculos trabalhistas formais apresentaram maior probabilidade de formação (RP=1,59). A análise ajustada revelou associações significativas com a natureza jurídica do vínculo, tipo de ocupação e carga horária semanal. Trabalhar em instituições privadas (RP=0,67) e ser celetista (RP= 0,64) reduziram as chances de formação em saúde integrativa, enquanto ser autônomo sem previdência (RP=1,80) ou ter jornadas de trabalho de 20h/40h aumentaram essa probabilidade (RP=1,51/RP=1,21).
Conclusão: a formação em práticas integrativas entre os enfermeiros está associada aos vínculos profissionais mais flexíveis, maior autonomia e situação laboral que favorece a qualificação continuada. Esses resultados reforçam a necessidade de incentivo institucional e políticas públicas que ampliem o acesso à formação.
Descritores: Enfermagem; Terapias Complementares; Perfil Profissional; Trabalho; Educação Profissional em Saúde Pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-10-23

How to Cite

1.
Souto Silva CC, Kalline Alves Cartaxo Freitas C, Duarte de Oliveira Matos S, da Silva Neves de Abreu M, Barros Esteves Lins R, Dallegrave D. Associação entre a formação de enfermeiros em práticas integrativas e sua situação de trabalho. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2025 Oct. 23 [cited 2026 Aug. 31];46. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/151155