Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica.

Autores

  • Mateus Casanova Santos Anhanguera Educacional
  • Maria Cecília Lorea Leite Universidade Federal de Pelotas
  • Rita Maria Heck Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Simulação.

Resumo

O presente artigo é um estudo de caso investigativo de caráter participante e descritivo, a partir da vivência pedagógica no disparador de aprendizagem Simulação em Enfermagem, do segundo semestre do primeiro ciclo da graduação da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde se desenvolve a simulação clínica de semiologia e semiotécnica em Enfermagem. O objetivo é estudar a recontextualização da prática pedagógica da Simulação com base em teorizações do sociólogo da educação Basil Bernstein, contribuindo para o processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino e, especialmente, da avaliação deste disparador de aprendizagem. A partir das reflexões deste estudo, observa-se a teorização de Bernstein como uma potente ferramenta semiológica das práticas pedagógicas, a qual contribui para o planejamento e análise do dispositivo pedagógico curricular.

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Biografia do Autor

Mateus Casanova Santos, Anhanguera Educacional

Professor nível superior, mestrando em Enfermagem UFPel

Maria Cecília Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Rita Maria Heck, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem/UFPel

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Publicado

2011-05-23

Como Citar

1.
Santos MC, Leite MCL, Heck RM. Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 23º de maio de 2011 [citado 27º de abril de 2025];31(4):746. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/15110

Edição

Seção

Artigos Originais