Percepção de adultos com diabetes sobre seus comportamentos em saúde
Resumo
Objetivo: conhecer a percepção de adultos com Diabetes Mellitus sobre seus comportamentos em saúde.
Método: estudo exploratório, qualitativo, realizado com 22 adultos diagnosticados com diabetes cadastrados em uma Unidade de Saúde da região centro-oeste brasileira. Os dados foram coletados por meio de entrevista, entre agosto e novembro de 2023. Após
transcrição, as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, modalidade temática, e os resultados foram interpretados à luz da teoria de Nola Pender, sobre o Modelo de Promoção da Saúde.
Resultados: a percepção dos adultos com Diabetes Mellitus acerca de seus comportamentos em saúde evidencia que o processo de adoção de hábitos saudáveis é influenciado por múltiplos fatores, especialmente no período anterior ao diagnóstico. O desconhecimento sobre a doença, aliado a barreiras emocionais e psicológicas, dificulta o reconhecimento da necessidade de mudança. À luz do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, observa-se que a valorização dos benefícios das práticas saudáveis, o fortalecimento da autoeficácia e o suporte das relações interpessoais emergem como elementos facilitadores para a reflexão crítica e transformação dos comportamentos em saúde.
Considerações Finais: conhecer a percepção de adultos com Diabetes Mellitus sobre seus comportamentos em saúde reforça a necessidade de intervenções de cuidado individualizado para promover práticas de saúde mais efetivas.
Descritores: Diabetes Mellitus; Autocuidado; Promoção da Saúde; Enfermagem; Teoria de enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.