Saberes e práticas do tratamento conservador da doença renal crônica na percepção de mulheres idosas

Autores

  • Monique de Freitas Gonçalves Lima
  • Kheyla Santos Nascimento
  • Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos
  • Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão
  • Mariana Luiza de Acioly Rodrigues
  • Karla Pires Moura Barbosa
  • Francisca Márcia Pereira Linhares

Resumo

Objetivo: conhecer os saberes e as práticas do tratamento conservador da doença renal crônica na percepção de mulheres idosas.
Método: estudo descritivo, qualitativo, realizado em um ambulatório de Nefrologia de um hospital público de referência na cidade do Recife (PE), Brasil, com 21 mulheres idosas. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e julho de 2023, por meio de entrevistas semiestruturadas e composta por duas perguntas norteadoras: “O que você entende sobre a doença renal crônica?” e “Quais os cuidados realizados por você em seu tratamento?”. As entrevistas foram gravadas e analisadas com o auxílio do software Iramuteq®. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo manifesto e apresentados por meio da Classificação Hierárquica Descendente e Análise de Similitude.
Resultados: identificaram-se cinco categorias temáticas: dificuldades na compreensão e na comunicação sobre a condição de saúde; conhecimento superficial e insegurança sobre a gravidade da doença renal; práticas alimentares e restrições dietéticas; práticas de autocuidado e gestão de saúde; e monitoramento de exames laboratoriais.
Conclusão: o estudo identificou que as mulheres idosas têm conhecimento limitado sobre o tratamento conservador da doença renal crônica, influenciado por barreiras sociais, econômicas e educacionais. Destaca-se a necessidade de políticas públicas e estratégias educativas acessíveis para apoiar esses cuidados.
Descritores: conhecimento; atitude e prática em saúde; doença renal crônica; mulheres; pessoas idosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-06-14

Como Citar

1.
de Freitas Gonçalves Lima M, Santos Nascimento K, Ribeiro de Vasconcelos EM, Farias de Queiroz Frazão CM, de Acioly Rodrigues ML, Pires Moura Barbosa K, et al. Saberes e práticas do tratamento conservador da doença renal crônica na percepção de mulheres idosas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14º de junho de 2025 [citado 29º de agosto de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/148219

Edição

Seção

Artigos Originais