Reutilização da máscara N95: revisão sistemática sobre efetividade e segurança ocupacional para profissionais de saúde

Autores

  • Viviane Lopes Vimieiro
  • Claysson Bruno Santos Vimieiro
  • Adriana Cristina De Oliveira

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências sobre a eficácia dos protocolos de uso estendido e reutilização das máscaras N95, com foco na segurança ocupacional dos profissionais de saúde.
Método: Revisão sistemática de artigos publicados entre 2003 e 2024, nas bases de dados Medline/PubMed, Web of Science, SCOPUS, Embase e CENTRAL. Foram incluídos estudos experimentais, quase-experimentais e observacionais. A qualidade metodológica foi avaliada por meio da ferramenta do Joanna Briggs Institute. Síntese narrativa foi utilizada para a apresentação dos resultados.
Resultados: A revisão abrangeu 21 artigos. O aspecto mais investigado foi vedação (71,4%), seguido da integridade estrutural (33,3%), eficiência de filtração (19,0%) e, por fim, ensaio de tração das tiras de fixação (4,8%). Foram observados danos como sujidade, quebras do clipe nasal e rompimento das tiras de fixação, além da degradação da resistência elástica, resultando em ajuste inadequado e perda da capacidade de filtração. Quatro estudos foram classificados como de alta qualidade e 17 como de qualidade moderada.
Conclusão: Uso estendido e reutilização das máscaras N95 são contraindicados, pois aumentam o risco ocupacional. Embora mantenham a eficiência de filtração adequada em diferentes contextos, isso não é suficiente para garantir a proteção ao usuário. Quando inevitáveis, protocolos rigorosos baseados em evidências devem ser seguidos.
Descritores: Respiradores N95. Reutilização de equipamentos; Pessoal de saúde; Saúde ocupacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-06-07

Como Citar

1.
Lopes Vimieiro V, Santos Vimieiro CB, De Oliveira AC. Reutilização da máscara N95: revisão sistemática sobre efetividade e segurança ocupacional para profissionais de saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 7º de junho de 2025 [citado 29º de agosto de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/148041

Edição

Seção

Artigos de Revisão