Vídeo educativo para pessoas idosas sobre cuidados de enfermagem na sangria terapêutica

Autores/as

  • Kamila Laura de Freitas Silva
  • Maria Amanda Pereira Leite
  • Renata Mirella Brasil da Silva Lima
  • Natália Pessoa da Rocha Leal
  • Bianca Freitas Régis
  • Dayana Sampaio de Almeida
  • Edilene Araújo Monteiro
  • Maria de Lourdes de Farias Pontes

Resumen

Objetivo: Construir e validar um vídeo educativo para pessoas idosas sobre os cuidados de enfermagem antes, durante e após a sangria terapêutica.
Método: Estudo metodológico desenvolvido em quatro etapas: revisão de escopo; construção do vídeo; validação de conteúdo pelos juízes e semântica pelos idosos. Participaram 13 juízes e sete idosos, no período de setembro a dezembro de 2023. A validação dos juízes ocorreu pelo Google Forms® e a dos idosos na Unidade de Coleta e Transfusão numa cidade do interior do Mato Grosso, Brasil, com análise dos dados realizada pelo Índice de Validade de Conteúdo.
Resultados: Vídeo com duração de seis minutos e 19 segundos, composto de 11 cenas. Contemplou informações sobre a sangria terapêutica e os cuidados de enfermagem antes, durante e após o procedimento. Na validação dos juízes, obteve-se Índice de Validade de Conteúdo de 0,85 e entre os idosos de 1,00.
Conclusão: Os especialistas e os idosos consideraram o vídeo educativo como um recurso audiovisual adequado para transmitir os cuidados necessários nessa terapêutica, julgando-o como uma ferramenta que apresentou informações esclarecedoras em todo o processo da sangria.
Descritores: Idoso; Sangria; Cuidados de enfermagem; Tecnologia educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-03-12

Cómo citar

1.
de Freitas Silva KL, Pereira Leite MA, Brasil da Silva Lima RM, Pessoa da Rocha Leal N, Freitas Régis B, Sampaio de Almeida D, et al. Vídeo educativo para pessoas idosas sobre cuidados de enfermagem na sangria terapêutica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 12 de marzo de 2025 [citado 29 de agosto de 2025];46. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/146299

Número

Sección

Artigos Originais