Acupuntura auricular para fadiga de compaixão em profissionais de enfermagem: protocolo de ensaio clínico randomizado

Autores

  • Margani Cadore Weis-Maia
  • Moisés Kogien
  • Victor Hugo Martins Santos
  • Vanessa Ferraz Leite
  • Marina Nolli Bittencourt

Resumo

Objetivo: Apresentar um protocolo de estudo para avaliar a eficácia da acupuntura auricular nos escores de fadiga de compaixão em profissionais de enfermagem, comparados ao grupo placebo e grupo controle.
Método: Protocolo de ensaio clínico randomizado, controlado, duplo-cego, de três braços paralelos, realizado com profissionais de enfermagem de um hospital escola que apresentam fadiga de compaixão. Os voluntários serão distribuídos aleatoriamente em três grupos para receberem oito sessões de acupuntura auricular ou acompanhamento. O desfecho primário será o escore de fadiga de compaixão e o secundário será a satisfação por compaixão, aferidos pela versão brasileira da escala de Qualidade de Vida Profissional, e escores de depressão, ansiedade e estresse, aferidos pela Depression, Anxiety and Stress scale, versão brasileira.
Resultados esperados: Os resultados podem fortalecer a validade da acupuntura auricular para mitigar a fadiga de compaixão, possibilitando a sua incorporação como estratégia de cuidado à saúde mental da equipe de enfermagem no ambiente laboral.
Considerações finais: Este protocolo objetiva testar a eficácia da acupuntura auricular para fadiga de compaixão em profissionais de enfermagem hospitalares. Além disso, poderá contribuir para o manejo da qualidade de vida desses profissionais e em pesquisas futuras acerca da aplicação desta terapêutica por enfermeiros. Registro identificador RBR-28xttdt.
Descritores: Fadiga de compaixão; Acupuntura auricular; Equipe de enfermagem; Ensaio Clínico Controlado Aleatório; Saúde Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-02-08

Como Citar

1.
Cadore Weis-Maia M, Kogien M, Martins Santos VH, Ferraz Leite V, Nolli Bittencourt M. Acupuntura auricular para fadiga de compaixão em profissionais de enfermagem: protocolo de ensaio clínico randomizado. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 8º de fevereiro de 2025 [citado 29º de agosto de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/145702

Edição

Seção

Protocolo de Estudo