Cuidados de transição do hospital para domicílio como suporte para cuidadores de pessoas idosas: uma revisão de escopo

Autores/as

  • Lélia Mendes Sobrinho de Oliveira
  • Larissa Chaves Pedreira
  • Ana Paula Santos de Jesus
  • Ivana Santos Pinto
  • Jeferson Moreira dos Santos
  • Larissa de Souza Correia
  • Ana Paula Bastos Nery
  • Nildete Pereira Gomes

Resumen

Objetivo: Explorar, na literatura, como o cuidado de transição do hospital para o domicílio apoia os cuidadores domiciliares de pessoas idosas com dependência funcional.
Método: Revisão de escopo segundo o Joanna Briggs, com artigos indexados em seis bases de dados e literatura cinzenta, no período de março a outubro de 2022. Covidence Systematic Review foi utilizado para seleção dos estudos. Os dados obtidos são descritos de acordo com o PRISMA-ScR modificado. A análise e discussão foram baseadas na Teoria de Afaf Meleis.
Resultados: Foram identificados 1.220 estudos e, após a seleção, nove publicações foram usadas para análise. Os estudos encontrados apontaram que o cuidado transicional apoiou o cuidador de pessoas idosas com dependência funcional por meio de educação em saúde, envolvimento na tomada de decisões, apoio emocional, telemonitoramento e visitas domiciliares após a alta. Essas intervenções melhoraram o cuidado com as pessoas idosas, reduziram a ansiedade e promoveram uma sensação de segurança.
Conclusão: O cuidado de transição favorece a adaptação do cuidador na prestação do cuidado em domicílio e deve ser ajustado conforme o contexto que o cuidador se encontra e rede de apoio disponível.
Descritores: Cuidadores. Idoso. Cuidado transicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-01-13

Cómo citar

1.
Mendes Sobrinho de Oliveira L, Chaves Pedreira L, Santos de Jesus AP, Santos Pinto I, Moreira dos Santos J, de Souza Correia L, et al. Cuidados de transição do hospital para domicílio como suporte para cuidadores de pessoas idosas: uma revisão de escopo. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 13 de enero de 2025 [citado 29 de agosto de 2025];46. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/145198

Número

Sección

Revisão de Escopo