Cuidados de transição do hospital para domicílio como suporte para cuidadores de pessoas idosas: uma revisão de escopo
Resumen
Objetivo: Explorar, na literatura, como o cuidado de transição do hospital para o domicílio apoia os cuidadores domiciliares de pessoas idosas com dependência funcional.
Método: Revisão de escopo segundo o Joanna Briggs, com artigos indexados em seis bases de dados e literatura cinzenta, no período de março a outubro de 2022. Covidence Systematic Review foi utilizado para seleção dos estudos. Os dados obtidos são descritos de acordo com o PRISMA-ScR modificado. A análise e discussão foram baseadas na Teoria de Afaf Meleis.
Resultados: Foram identificados 1.220 estudos e, após a seleção, nove publicações foram usadas para análise. Os estudos encontrados apontaram que o cuidado transicional apoiou o cuidador de pessoas idosas com dependência funcional por meio de educação em saúde, envolvimento na tomada de decisões, apoio emocional, telemonitoramento e visitas domiciliares após a alta. Essas intervenções melhoraram o cuidado com as pessoas idosas, reduziram a ansiedade e promoveram uma sensação de segurança.
Conclusão: O cuidado de transição favorece a adaptação do cuidador na prestação do cuidado em domicílio e deve ser ajustado conforme o contexto que o cuidador se encontra e rede de apoio disponível.
Descritores: Cuidadores. Idoso. Cuidado transicional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.