Ressignificação do conceito de promoção da saúde por docentes de enfermagem
Resumo
Objetivo: analisar a ressignificação do conceito de Promoção da Saúde por docentes de Enfermagem.
Método: pesquisa-ação, aliada à abordagem histórico-cultural de Vigotski, desenvolvida com professoras do curso de graduação em Enfermagem, de uma universidade estadual, em 2023.
Os dados foram produzidos durante curso de extensão proposto, gravando e transcrevendo as discussões ocorridas em cinco encontros sobre o tema. A análise temática levou a quatro temas: Conceitos de promoção da saúde: ressignificações; Contradições entre o ensino de promoção da saúde e a prática do enfermeiro no serviço; Ensino de promoção da saúde na graduação; Percepção das participantes sobre sua transformação.
Resultados: promoção da saúde como sinônimo de prevenção e ações pontuais de saúde inicialmente emergiram. Durante as discussões, a ressignificação do conceito de promoção da saúde foi demonstrada na apresentação de elementos do conceito, como princípios e diretrizes, bem como nas discussões sobre a presença dos modelos comportamentalistas e da pedagogia crítica na promoção da saúde.
Conclusão: as ressignificações observadas inferem a necessidade de revisão, reorganização e transformação do ensino a partir da apropriação do conceito de promoção da saúde, com o uso de metodologias e estratégias de ensino inovadoras que permitam avançar, nesse contexto, no curso de graduação em Enfermagem.
Descritores: Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Ressignificação; Ensino de Enfermagem; Docentes de Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.