Práticas de liderança do enfermeiro durante a pandemia de Covid-19 em hospitais universitários
Abstract
Objetivo: analisar as práticas de liderança entre enfermeiros durante o enfrentamento da Covid-19 em hospitais universitários no Brasil.
Método: pesquisa multicêntrica, qualitativa e exploratório-descritiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 139 enfermeiros que atuaram no cuidado a pacientes com Covid-19 em hospitais universitários brasileiros. Análise de conteúdo temática realizada com auxílio do software Iramuteq®.
Resultados: obteve-se três categorias: 1) Práticas de liderança com ênfase individual, traz a agilidade na tomada de decisões, e o conhecimento técnico-científico como elementos relevantes para um bom desempenho profissional; 2) Práticas de liderança com ênfase na equipe e cuidado direto ao paciente crítico, apresenta os desafios enfrentados em gerir os recursos humanos diante do alto número de infecções e afastamentos profissionais; e 3) Práticas de liderança com ênfase na Segurança e gestão de materiais, apresenta as estratégias para aprimorar a segurança dos pacientes e profissionais, apesar das dificuldades relacionadas à oferta de insumos.
Conclusão: práticas de liderança como capacidade adaptativa, transmissão de confiança na figura do líder, tomada de decisão colaborativa, incentivo ao desenvolvimento da equipe, gestão de recursos humanos, materiais e comunicação efetiva permitiram aos enfermeiros enfrentar os momentos críticos da pandemia.
Descritores: Liderança. Enfermagem. COVID-19. Gestão em Saúde. Hospitais Universitários.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.

















