Fatores associados ao estilo de vida dos professores da educação básica estadual na pandemia

Autores

  • Alexandre dos Reis Vieira
  • Jorge Luiz Bento de Andrade Junior
  • Lucas Linhares Costa
  • Rafaela Borges Teixeira
  • Vinicius de Paula Arruda Vieira
  • Tatiana Almeida de Magalhães
  • Nayra Suze Souza e Silva
  • Desirée Sant’Ana Haikal
  • Rosângela Ramos Veloso Silva
  • Lucinéia de Pinho

Resumo

Objetivo: Analisar a prevalência e fatores associados ao perfil do estilo de vida dos professores da educação básica pública de Minas Gerais na pandemia da COVID-19.
Método: Inquérito epidemiológico websurvey realizado com professores da educação básica pública de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu de agosto a setembro/2020 via formulário digital. Foram avaliadas as características antropométricas, sociodemográficas, laborais e estilo de vida. Utilizou-se a Regressão de Poisson.
Resultados: Participaram 15.641 professores e 31,1% apresentaram hábitos inadequados de saúde. Houve maior prevalência entre homens (RP=1,38; IC95%:1,31;1,45), maior idade (RP=1,20; IC95%: 1,07;1,34), maior carga semanal de trabalho (RP=1,10; IC95%:1,03;1,17) e os insatisfeitos com o trabalho (RP=1,21; IC95%:1,15;1,27). Como fator de proteção encontraram-se os professores com mais tempo de trabalho docente (RP=0,92; IC95%:0,87;0,98) e contratados ou designados (RP=0,89; IC95%:0,85;0,94).
Conclusão: Verificou-se inadequação do estilo de vida entre os professores homens mais velhos, com maior jornada laboral e insatisfação com o trabalho.
Descritores: Coronavírus. Docentes. Fatores de risco. Perfil de saúde. Saúde ocupacional.

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

1.
dos Reis Vieira A, Bento de Andrade Junior JL, Linhares Costa L, Borges Teixeira R, Arruda Vieira V de P, Almeida de Magalhães T, Souza e Silva NS, Haikal DS, Ramos Veloso Silva R, de Pinho L. Fatores associados ao estilo de vida dos professores da educação básica estadual na pandemia. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de março de 2024 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/138904

Edição

Seção

Artigos Originais