Fatores associados à perda de seguimento do tratamento para tuberculose no Brasil: coorte retrospectiva

Autores

  • Lucas Vinícius de Lima
  • Gabriel Pavinati
  • Isadora Gabriella Silva Palmieri
  • Juliane Petenuci Vieira
  • Josiane Cavalcante Blasque
  • Ieda Harumi Higarashi
  • Carlos Alexandre Molena Fernandes
  • Gabriela Tavares Magnabosco

Resumo

Objetivo: Analisar os fatores associados à perda de seguimento dos casos de tuberculose entre adultos no Brasil em 2020 e 2021.
Método: Coorte retrospectiva com dados secundários provenientes do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Brasil.
Foram incluídas 24.344 pessoas diagnosticadas com tuberculose cujas informações estavam completas no banco de dados. Razões de chances ajustadas eintervalos de confiança foram estimados por regressão logística binária.
Resultados: Observaram-se maiores chances de perda de seguimento para pessoas do sexo masculino, deetnia/cor não branca,
combaixa escolaridade, em situação de rua, que faziamuso de drogas, álcool e/outabaco, com entrada porrecorrênciaou reingresso após abandono, e com sorologia desconhecida oupositiva para HIV. Por outro lado, a idade mais avançada, a forma extrapulmonar da tuberculose, a privação de liberdade eo tratamento supervisionado associaram-se a menores chances.
Conclusão: Fatores demográficos, socioeconômicos e clínico-epidemiológicos estiveram associadosà perda de seguimento dos casos e tuberculose, o que reitera as diversas vulnerabilidades imbricadas ao adoecimento e ao tratamento dessa doença. Portanto, constatase a necessidade depromoção de estratégias que visem à adesão e à vinculação ao cuidado dos grupos mais vulneráveis à perda de seguimento do tratamento para tuberculoseno Brasil.
Descritores: Tuberculose. Perda de seguimento. Estudos de coortes. Modelos logísticos. Continuidade da assistência ao paciente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-12-11

Como Citar

1.
de Lima LV, Pavinati G, Silva Palmieri IG, Petenuci Vieira J, Cavalcante Blasque J, Harumi Higarashi I, Molena Fernandes CA, Tavares Magnabosco G. Fatores associados à perda de seguimento do tratamento para tuberculose no Brasil: coorte retrospectiva. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de dezembro de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137372

Edição

Seção

Artigos Originais