Repercussão da pandemia da COVID-19 na vida e trabalho de técnicos de enfermagem em UTI

Autores/as

  • Katia Maria Rosa Vieira
  • Francisco Ubaldo Vieira Junior
  • Zélia Zilda Lourenço de Camargo Bittencourt

Resumen

Objetivo: Investigar a repercussão da pandemia da COVID-19 nas dimensões pessoais e sua relação com o contexto laboral dos técnicos de enfermagem que atuaram em unidades de terapia intensiva.
Método: Pesquisa transversal de natureza mista (paralelo convergente). Participaram 229 técnicos de enfermagem de unidades de terapia intensiva que responderam um questionário.
O estudo foi realizado com auxílio do software IRaMuTeQ para verificação lexicográfica e análise de similitude do corpus e o software Minitab 19 para comparação entre médias e regressão logística.
Resultados: Verificou-se que a maior repercussão na vida dos técnicos de enfermagem foi o medo. Os profissionais apresentaram estresse e ansiedade que se configuraram como desdobramento do medo de contaminação pelo Coronavírus e disseminação para familiares.
Conclusão: A pandemia afetou de formas distintas o cotidiano de vida pessoal dos técnicos de enfermagem, inseridos no mesmo contexto laboral.
Descritores: Pandemias. COVID-19. Condições de trabalho. Saúde ocupacional. Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-10-24

Cómo citar

1.
Rosa Vieira KM, Ubaldo Vieira Junior F, Lourenço de Camargo Bittencourt ZZ. Repercussão da pandemia da COVID-19 na vida e trabalho de técnicos de enfermagem em UTI. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24 de octubre de 2023 [citado 3 de mayo de 2025];44. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/136391

Número

Sección

Artigos Originais