Preditores de comportamentos de autocuidado em indivíduos com insuficiência cardíaca no Brasil

Autores

  • Marco Antonio Gomes da Silva
  • Evelise Helena Fadini Reis Brunori
  • Beatriz Murata Murakami
  • Fábio D'´Agostino
  • Camila Takao Lopes
  • Vinicius Batista Santos
  • Eduarda Ribeiro dos Santos

Resumo

Objetivo: Identificar preditores de comportamentos de autocuidado em indivíduos com insuficiência cardíaca no Brasil.
Método: Estudo transversal com 405 pacientes com insuficiência cardíaca. Os comportamentos de autocuidado foram analisados através do Self-Careof Heart Failure Index (Índice de Autocuidado na Insuficiência Cardíaca). Características clínicas e sociodemográficas foram investigadas como preditores da manutenção do autocuidado, de sua administração, e da confiança, por meio de regressões logísticas.
Resultados: Os preditores da manutenção do autocuidado foram o número de filhos (p<0.01), a fração de ejeção do ventrículo esquerdo (p<0.01), sentimentos positivos sobre a doença (p=0.03), obesidade (p=0.02), e doença renal dialítica crônica (p<0.01). Os preditores de administração do autocuidado foram ter filhos casados (p<0.01) e apneia (p<0.01). Os preditores de confiança no autocuidado foram renda familiar (p<0.01), número de internações nos 12 meses anteriores (p=0.01), número de doses de medicação diárias (p<0.01), e sedentarismo (p<0.01).
Conclusão: Encontrou-se alguns preditores associados aos comportamentos de autocuidado, de modo que educação intensiva e auxílio social deveriam ser oferecidos aos pacientes com essas características.
Descritores: Insuficiência cardíaca. Autocuidado. Autogestão. Comportamento relacionados com a saúde. Enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-09-21

Como Citar

1.
Gomes da Silva MA, Fadini Reis Brunori EH, Murata Murakami B, D’´Agostino F, Takao Lopes C, Batista Santos V, Ribeiro dos Santos E. Preditores de comportamentos de autocuidado em indivíduos com insuficiência cardíaca no Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21º de setembro de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135685

Edição

Seção

Artigos Originais