Letramento em saúde e comportamentos de saúde de universitários de origem guineense residentes no Brasil

Autores

  • Andressa Suelly Saturnino de Oliveira
  • Florinda Francisco Adulai Seidi
  • Katarina Milly Pinheiro de Sousa
  • Gilvan Ferreira Felipe
  • Eliziê Pereira Pinheiro
  • Nila Larisse Silva de Albuquerque

Resumo

Objetivo: Avaliar o letramento em saúde e os comportamentos de saúde de universitários de origem guineense residentes no Brasil.
Método: Estudo transversal, analítico, realizado com 51 universitários guineenses, residentes no Brasil. Aplicou-se questionário de comportamentos de saúde e o Test of Functional Health Literacy in Adults - Short version. Calculou-se coeficiente de correlação de Spearman, U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis.
Resultados: O letramento em saúde foi adequado (mediana=79; IIQ=24). A compreensão leitora (mediana=70; IIQ=16) das informações em saúde foi melhor do que a numérica (mediana=14; IIQ=14). Melhor desempenho de letramento em saúde foi encontrado naqueles com tempo diário de tela de 3 a 5 horas (p=0,004) e que consumiam carne gordurosa (p=0,002).
Conclusão: Adequado letramento em saúde dos universitários guineenses esteve associado a comportamentos, em sua maioria, saudáveis, exceto pelo tempo de tela e consumo de carne gordurosa.
Descritores: Letramento em saúde. Saúde do estudante. Emigrantes e imigrantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-08-25

Como Citar

1.
Saturnino de Oliveira AS, Francisco Adulai Seidi F, Pinheiro de Sousa KM, Ferreira Felipe G, Pereira Pinheiro E, Silva de Albuquerque NL. Letramento em saúde e comportamentos de saúde de universitários de origem guineense residentes no Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 25º de agosto de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/135109

Edição

Seção

Artigos Originais