Informatização de escalas de predição de risco: estratégia à segurança e qualidade assistencia

Autores

  • Betina Franco
  • Deise Silva de Moura
  • Ninon Girardon da Rosa
  • Thiane Mergen
  • José Miguel Dora
  • Amália de Fátima Lucena

Resumo

Objetivo: Descrever o desenvolvimento da informatização de escalas de predição de risco, utilizadas pela enfermagem no prontuário eletrônico, no sistema AGHUse®. 
Método: Relato de experiência de produção tecnológica em um hospital universitário, que seguiu as fases de concepção, detalhamento, construção e prototipagem.
Resultados: Foram informatizadas diferentes escalas, destacando-se as de Braden e de Braden Q, que avaliam risco de lesão por pressão, e a de Severo-Almeida-Kuchenbecker, que avalia risco de quedas. O processo de informatização e implantação ocorreu por meio do
cadastro das escalas no software, aplicação delas na prática assistencial, integração e visualização de seus escores em relação às demais funcionalidades do prontuário eletrônico. 
Considerações finais: As funcionalidades desenvolvidas na informatização das escalas de predição de risco favoreceram a sua operacionalização, refletindo-se positivamente na prática do enfermeiro e na segurança do paciente.

Palavras-chave: Tecnologia da informação. Informática em enfermagem. Registros de enfermagem. Segurança do paciente. Qualidade da assistência à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-06-29

Como Citar

1.
Franco B, Silva de Moura D, Girardon da Rosa N, Mergen T, Dora JM, Lucena A de F. Informatização de escalas de predição de risco: estratégia à segurança e qualidade assistencia. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de junho de 2023 [citado 27º de abril de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133574

Edição

Seção

Artigos Originais