O brincar na rotina doméstica para a promoção do desenvolvimento infantil: estudo transversal

Autores

  • Katherine Solís-Cordero
  • Julia Carlla Abrantes Rocha
  • Patricia Marinho
  • Patricia Camargo
  • Elizabeth Fujimori

Resumo

Objetivo: Analisar a associação entre a incorporação do brincar na rotina doméstica de cuidadoras e o desenvolvimento infantil de crianças sob seu cuidado.
Método: Estudo transversal conduzido com 129 díades cuidadora-criança de 12-23 meses, na região sul de São Paulo. O desenvolvimento infantil foi avaliado com a utilização do Ages & Stages Questionnaire-3, e a incorporação do brincar na rotina doméstica, por meio de questionário e filmagem das díades em atividades relacionadas à rotina doméstica.
Resultados: Quase a totalidade das cuidadoras era a mãe (98%) que, ao responder ao questionário, referiu incorporar o brincar na rotina doméstica (93%), porém, no vídeo, apenas um terço brincou com a criança (34%). Verificou-se associação positiva entre brincadeiras em momentos da rotina doméstica e domínios do desenvolvimento em crianças com idade igual ou inferior a 18 meses.
Conclusões: Constatou-se associação positiva entre a incorporação do brincar na rotina doméstica e o desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Cuidado da criança. Jogos e brinquedos. Promoção da saúde. Relações mãe-filho. Enfermagem em saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-06-19

Como Citar

1.
Solís-Cordero K, Abrantes Rocha JC, Marinho P, Camargo P, Fujimori E. O brincar na rotina doméstica para a promoção do desenvolvimento infantil: estudo transversal. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de junho de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133314

Edição

Seção

Artigos Originais