Construção e validação de um instrumento para avaliação do conforto de adolescentes em tratamento quimioterápico

Autores

  • Vagner José Lopes
  • Nen Nalú Alves das Mercês
  • Silvia Francine Sartor
  • Lara Adrianne Garcia Paiano da Silva

Resumo

Objetivo: Construir e validar um instrumento de autorrelato para avaliação do conforto de adolescentes com câncer em tratamento quimioterápico.
Métodos: Estudo metodológico desenvolvido em cinco etapas: revisão de escopo; estudo qualitativo para caracterização do conforto na perspectiva do adolescente com câncer em tratamento quimioterápico; construção do instrumento; validação de conteúdo do instrumento por experts; pré-teste com grupo de adolescentes.
Resultados: Na revisão de escopo, identificaram-se 20 alterações de conforto; quanto à perspectiva do conforto para o adolescente, foi possível identificar os efeitos em seu cotidiano e o impacto no tratamento quimioterápico; na validação de conteúdo, o índice foi de 0,96 e Alfa de Cronbach 0,87. No pré-teste, o instrumento obteve a versão final com 37 itens e Alfa de Cronbach 0,94.
Conclusões: O instrumento de autorrelato construído e validado apresentou boa confiabilidade relacionado aos parâmetros psicométricos satisfatórios, podendo ser utilizado pelo enfermeiro na prática clínica, para avaliação do conforto e evidenciar alterações.

Palavras-chave: Adolescente. Antineoplásicos. Conforto do paciente. Oncologia. Pesquisa metodológica em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Vagner José Lopes, Nen Nalú Alves das Mercês, Silvia Francine Sartor, Lara Adrianne Garcia Paiano da Silva. Construção e validação de um instrumento para avaliação do conforto de adolescentes em tratamento quimioterápico. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131174

Edição

Seção

Artigos Originais