Cuidado espiritual prestado pela equipe de enfermagem à pessoa em paliação na terapia intensiva

Autores

  • Verônica Matos Batista
  • Tânia Maria de Oliva Menezes
  • Raniele Araújo de Freitas
  • Alinne Nogueira Chaves
  • Alice de Andrade Santos
  • Rebeca Santos de Albuquerque
  • Oswaldo Marques Batista de Almeida

Resumo

Objetivo: Apreender como ocorre o cuidado espiritual prestado pela equipe de enfermagem à pessoa em paliação na Unidade de Terapia Intensiva.
Método: Estudo de abordagem qualitativa, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva em Salvador, Bahia. A coleta de dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas entre janeiro e maio de 2019. Participaram do estudo 14 enfermeiras e 21 técnicas de enfermagem. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin e analisados à luz da Teoria Final de Vida Pacífico.
Resultados: Emergiram duas categorias: 1. Cuidado espiritual prestado através de palavras de otimismo, estímulo a fé e oração; 2. Cuidado prestado através da atenção às necessidades espirituais e da garantia de conforto.
Considerações finais: Embora de forma empírica e não consciente do cuidado espiritual prestado, a equipe de enfermagem oferta apoio com palavras de otimismo, fé, momentos de orações e contribui para o conforto espiritual da pessoa em paliação.

Palavras-chave: Enfermagem. Espiritualidade. Cuidados paliativos na terminalidade da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-03

Como Citar

1.
Verônica Matos Batista, Tânia Maria de Oliva Menezes, Raniele Araújo de Freitas, Alinne Nogueira Chaves, Alice de Andrade Santos, Rebeca Santos de Albuquerque, Oswaldo Marques Batista de Almeida. Cuidado espiritual prestado pela equipe de enfermagem à pessoa em paliação na terapia intensiva. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 18º de abril de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127600

Edição

Seção

Artigos Originais