Concepções das enfermeiras em relação a segurança do paciente durante o posicionamento cirúrgico

Autores

  • Denilse Damasceno Trevilato
  • Márcia Rosa da Costa
  • Ana Maria Müller de Magalhães
  • Rita Catalina Aquino Caregnato

Resumo

Objetivo: Conhecer as concepções em relação à segurança do paciente durante seu posicionamento cirúrgico sob a ótica das enfermeiras de um Centro Cirúrgico.
Método: Estudo exploratório descritivo qualitativo, com sete enfermeiras de hospital privado da região sul do Brasil, no mês de agosto de 2018. Geração de dados pela técnica de Grupo Focal, com análise de conteúdo de Bardin.
Resultados: Da análise dos dados emergiram seis categorias: “segurança do paciente”, “riscos do paciente cirúrgico”, “enfermeiro em sala cirúrgica”, “capacitação”, “envolvimento da equipe interprofissional” e “implementação da escala de avaliação de risco”. Identificou-se como maior risco o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento, sendo a presença do enfermeiro em sala cirúrgica destacada como fundamental para prevenção deste risco, através da avaliação do paciente e capacitação da equipe.
Considerações finais: As enfermeiras identificaram riscos à segurança do paciente em relação ao posicionamento cirúrgico, considerando indispensável a presença dos mesmos em sala cirúrgica.

Palavras-chave: Segurança do paciente. Posicionamento do paciente. Enfermagem perioperatória. Enfermagem de centro cirúrgico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-04

Como Citar

1.
Denilse Damasceno Trevilato, Márcia Rosa da Costa, Ana Maria Müller de Magalhães, Rita Catalina Aquino Caregnato. Concepções das enfermeiras em relação a segurança do paciente durante o posicionamento cirúrgico. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125666

Edição

Seção

Artigos Originais