Mulheres internadas por agressão em um hospital de pronto socorro: (in)visibilidade da violência

Autores

  • Michele Mazza Ilha Hospital São Camilo / Esteio
  • Sandra Maria Cezar Leal UNISINOS
  • Joannie dos Santos Fachinelli Soares UFRGS

Palavras-chave:

Violência Contra a Mulher, Gênero e Saúde, Hospitalização.

Resumo

Trata-se de um estudo do tipo transversal, com o objetivo de caracterizar a hospitalização de mulheres vítimas de agressão, no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, durante o ano de 2005. A coleta dos dados foi realizada nos prontuários de mulheres com idade a partir de 18 anos, vítimas de agressão. A análise foi descrita a partir da utilização do Software Epi-Info, com a categorização dos eventos, do cruzamento de variáveis descritivas e de índices frequenciais absolutos e relativos. No período do estudo, foram hospitalizadas 73 mulheres, vítimas de agressão; 49,3% na faixa etária de 18 a 29; 41,1% foram agredidas com arma de fogo e 37% com arma branca. Na maioria dos prontuários, os dados estavam incompletos e/ou faltavam registros, o que pode indicar que muitos casos de agressões não foram identificados durante o período da hospitalização e que o tratamento ficou restrito às lesões físicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Mazza Ilha, Hospital São Camilo / Esteio

Enfermeira da UTI do hospital São Camilo/Esteio. Aluna do curso de Especialização em Terapia Intensiva da ULBRA/RS.

Sandra Maria Cezar Leal, UNISINOS

Professora da UNISINOS. Doutoranda e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Joannie dos Santos Fachinelli Soares, UFRGS

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2010-11-19

Como Citar

1.
Mazza Ilha M, Cezar Leal SM, dos Santos Fachinelli Soares J. Mulheres internadas por agressão em um hospital de pronto socorro: (in)visibilidade da violência. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de novembro de 2010 [citado 1º de setembro de 2026];31(2):328. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/12271

Edição

Seção

Artigos Originais