Laser em feridas: translação do conhecimento para uma prática efetiva e inovadora na enfermagem
Palavras-chave:
Terapia com luz de baixa intensidade. Pesquisa médica translacional. CicatrizaçãoResumo
Objetivo: Descrever a translação do conhecimento obtido em pesquisa sobre terapia a laser de baixa potência para o tratamento de feridas na prática clínica. Métodos: Relato de experiência sobre estratégias de implementação dessa nova tecnologia em um hospital universitário, sendo um curso de extensão a principal delas, desenvolvido entre maio e dezembro/2019.Resultados: O curso foi realizado por pesquisadores em parceria com enfermeiros assistenciais para 13 enfermeiros de diferentes áreas e experiências no cuidado a pacientes com feridas. Foram ministradas 30 horas de aulas teórico-práticas, parte das mesmas supervisionadas em cenário clínico real, além de estudos de caso. A partir disso, foi criada uma agenda de consulta de enfermagem de laserterapia no ambulatório, bem como incrementado essa terapia em pacientes hospitalizados.Considerações finais: A translação do conhecimento sobre laserterapia permitiu a implantação dessa tecnologia no tratamento de feridas, qualificando a prática profissional e beneficiando o tratamento de pacientes com feridas. Palavras-chave: Terapia com luz de baixa intensidade. Pesquisa médica translacional. CicatrizaçãoDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-07-02
Como Citar
1.
Lucena A de F, Bavaresco T, Menegon DB, Schneider SMB, Medeiros RM, Souza CMB de. Laser em feridas: translação do conhecimento para uma prática efetiva e inovadora na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2º de julho de 2021 [citado 23º de abril de 2025];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116454
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.