Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem
Palavras-chave:
pensamento, educação em enfermagem, enfermagem, revisãoResumo
Objetivou-se caracterizar estratégias de ensino utilizadas na enfermagem para desenvolver habilidades do pensamento crítico. Elaborou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), com os descritores critical thinking, nursing e teaching, no período de 1987 a 2008. A amostra constitui-se de 64 artigos e a análise permitiu a identificação de 27 estratégias de ensino do pensamento crítico aplicadas na enfermagem. Dentre estas, as cinco mais citadas foram: questionamento, estudo de caso, ensino online e aprendizagem interativa, mapa conceitual e aprendizagem baseada em problemas. Diferentes estratégias reveladas neste estudo evidenciam uma gama de possibilidades que poderão ser aplicadas no ensino e na prática clínica. Conclui-se que o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico por meio destas estratégias pode proporcionar a formação de profissionais mais críticos e reflexivosDownloads
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Publicado
2010-05-18
Como Citar
1.
Crossetti M da GO, Bittencourt GKGD, Schaurich D, Tanccini T, Antunes M. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18º de maio de 2010 [citado 11º de maio de 2025];30(4):732. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11043
Edição
Seção
Artigos de Revisão Sistemática
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