Validação do resultado controle dos sintomas para pacientes com insuficiência cardíaca em cuidados paliativos

Autores/as

  • Beatriz Quirino Afonso UFRGS
  • Natany da Costa Ferreira
  • Rita de Cassia Gengo e Silva Butcher Butcher

Palabras clave:

Avaliação de sintomas. Avaliação de resultados da assistência ao paciente. Terminologia padronizada em enfermagem. Cuidados paliativos. Cardiologia.

Resumen

Objetivos: Estimar a validar de conteúdo do resultado de enfermagem Controle dos Sintomas para pacientes com insuficiência cardíaca em cuidados paliativos e analisar a influência da experiência dos expertos no julgamento da pertinência dos indicadores. Métodos: Estudo metodológico conduzido em São Paulo, em 2018, com adaptação do modelo de validação de Fehring. A pertinência dos 11 indicadores do resultado foi avaliada por 19 expertos com instrumento enviado eletronicamente. A influência da experiência dos expertos no julgamento foi analisada pelo teste de Wilcoxon-Mann-Whitney e correlação Tau de Kenda. Resultados: Os indicadores foram considerados pertinentes e 54,5% classificados como críticos. Não houve associação entre a média ponderada dos indicadores com a experiência dos expertos. Conclusões: Os indicadores são pertinentes para o resultado Controle dos Sintomas nesse grupo de pacientes. O julgamento dos expertos não foi influenciado pela experiência clínica ou experiência com a Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC). Palavras-chave: Avaliação de sintomas. Avaliação de resultados da assistência ao paciente. Terminologia padronizada em enfermagem. Cuidados paliativos. Cardiologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-12-14

Cómo citar

1.
Afonso BQ, Ferreira N da C, Butcher R de CG e SB. Validação do resultado controle dos sintomas para pacientes com insuficiência cardíaca em cuidados paliativos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 14 de diciembre de 2020 [citado 27 de abril de 2025];41. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/109866

Número

Sección

Artigos Originais