CHAMADA PARA NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM (RGE)

2022-03-24

CHAMADA PARA NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM (RGE)

Título: Translação do conhecimento e avanços nas práticas de saúde e de enfermagem.

Súmula: A chamada busca divulgar produções pautadas em evidências científicas, resultantes de iniciativas inovadoras para o avanço técnico-científico na prática clínica, no ensino, pesquisa e gestão em saúde e enfermagem, com consequente translação do conhecimento.
A intenção é notabilizar o movimento que o conhecimento científico pode fazer em contextos de atuação da enfermagem, expressando sua efetiva aplicação e o potencial inovador das práticas. Serão especialmente consideradas publicações que se dediquem a abordar estudos com a aplicação dos resultados de pesquisa na prática, passíveis de serem adotadas nos diferentes contextos de atuação da enfermagem.

Os manuscritos deverão contemplar a translação do conhecimento nos contextos da assistência, gestão, ensino e pesquisa, e estarem relacionados a um dos seguintes eixos temáticos:

- Aplicabilidade e resultados de novas tecnologias de cuidado na prática clínica em enfermagem com base em evidências científicas para o aprimoramento do cuidado em saúde e enfermagem;
- Métodos e ações empreendedoras que inovam a assistência, ensino, pesquisa e a gestão em enfermagem;
- Estratégias e aplicabilidade de iniciativas inovadoras de educação em saúde e da comunicação em enfermagem em atenção às demandas contemporâneas de saúde;
- Aplicabilidade e resultados de novas tecnologias para o aprimoramento das políticas públicas de saúde;
Serão aceitas submissões das seguintes modalidades:
- Artigos originais: resultantes de projetos de pesquisa especialmente voltados a testar e incorporar novas intervenções em saúde e enfermagem com prioridade para pesquisas primárias experimentais e quase-experimentais;
- Protocolos de ensaios clínicos: devem estar devidamente regulamentados (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética das instituições responsáveis, Clinical Trials/ Protocol Registration and Results System, Brazilian Registry of Clinical Trials – ReBec, etc.) e para fins de submissão nesta chamada podem seguir as normas dos artigos originais.
- Revisões sistemáticas, incluindo metanálises e metassínteses; e scoping reviews. Os protocolos das revisões devem estar registrados no PROSPERO, ou disponibilizados em um repositório confiável e de acesso livre.
Não serão aceitos estudos de revisão integrativa, relatos de experiência e artigos teórico-reflexivos.

Recomenda-se apenas um manuscrito por autor e coautores, produzido a partir de dados gerados, no máximo, nos últimos 5 anos.

O processo de avaliação seguirá os procedimentos utilizados para as edições regulares, descritos nas normas da RGE.

A submissão dos manuscritos deve ser feita no endereço eletrônico da Revista Gaúcha de Enfermagem (https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo) e seguir o mesmo fluxo dos números regulares. Para a redação do artigo devem ser seguidas as normas técnicas da revista disponíveis em: http://www.scielo.br/revistas/rgenf/pinstruc.htm.

É imprescindível na carta ao editor explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial "Translação do conhecimento em saúde e avanços na prática de enfermagem" e deve ser digitada no campo “author's cover letter”/“carta de apresentação do autor”, que corresponde ao passo 6 da submissão via ScholarOne.

O prazo de submissão dos artigos inicia em 14 de março de 2022 e encerra-se em 14 de maio de 2022.