Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
Keywords:
Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior.Abstract
Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula para
treino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem.
Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturado
para o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade pública
no sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019.
Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura,
processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação e
utilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratório
em relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logística
para a organização dos materiais e simuladores.
Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importante
contribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e os
docentes.
Palavras-chave: Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.
Educação em enfermagem. Educação superior.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.