A percepção de profissionais da saúde de um hospital sobre a violência contra as mulheres

Autores/as

  • Letícia Becker Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Celeste Landerdahl Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Violência contra a mulher, saúde da mulher, pessoal de saúde

Resumen

Estudo descritivo qualitativo que objetivou conhecer percepções de profissionais de saúde acerca da violência contra a mulher. O cenário foi um hospital de ensino no sul do Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 16 profissionais de saúde do Centro Obstétrico e Pronto Socorro. A coleta dos dados realizou-se em abril/maio de 2008, a partir de vinheta e entrevista semi-estruturada. As informações foram organizadas e estruturadas por meio da análise temática. Nos resultados emergiram duas categorias: a necessidade de diálogo para identificar a violência e encaminhar a situação e a gravidade do fenômeno da violência e suas limitações. Aponta-se a necessidade de criação de espaços de co-responsabilização dos serviços de saúde e de qualificação profissional. Recomenda-se investimentos na educação para desconstruir a cultura machista que reforça as desigualdades de gênero, existentes em nossa sociedade que naturaliza e, de certa forma, autoriza comportamentos violentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia Becker Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGEnf da Universidade Federal de Santa Maria, Bolsista CAPES. Vice líder do Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Maria –UFSM 

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Professora Doutora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria – RS, Líder do grupo de pesquisa Cuidado à Saúde das pessoas, famílias e sociedade da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Maria Celeste Landerdahl, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem e professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria –RS, Líder do Núcleo de Estudo Mulheres, Gênero e Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM.

Publicado

2010-05-06

Cómo citar

1.
Vieira LB, de Mello Padoin SM, Landerdahl MC. A percepção de profissionais da saúde de um hospital sobre a violência contra as mulheres. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 6 de mayo de 2010 [citado 27 de abril de 2025];30(4):609. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/9359

Número

Sección

Artigos Originais