Posicionamento de gestores e lideranças de enfermagem diante dos erros divulgados na mídia

Authors

  • Elaine Cristina Novatzki Forte
  • Denise Elvira Pires de Pires
  • Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva
  • Letícia de Lima Trindade
  • Dulcinéia Guizoni Schneider
  • Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro

Keywords:

Segurança do paciente. Enfermagem. Meios de comunicação. Liderança. Gestão de riscos.

Abstract

Objetivo: Analisar o posicionamento de gestores e lideranças de enfermagem acerca dos erros de enfermagem divulgados na mídia.
Metodologia: Estudo qualitativo, retrospectivo, documental, coleta de dados realizada em jornais do Brasil e Portugal, entre 2012 e 2016. Análise realizada no Atlas.ti, utilizando a hermenêutica de Ricoeur fundamentada na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas.
Resultados: Gestores e lideranças destacam as condições de trabalho da enfermagem, e prestaram esclarecimentos quanto à ausência de supervisão e déficits na força de trabalho, seguiram com a abertura de sindicância interna, afastamento do cargo e demissão. As lideranças se posicionaram abrindo Processo Ético Disciplinar, realizando fiscalização, solicitando documentos e questionando acerca dos fatos, assim como repudiando algumas notas divulgadas.
Conclusão: As lideranças em enfermagem desempenham papel crucial no momento da divulgação de notícias que envolvem erros assistenciais, a fim de expor uma problemática complexa. Entretanto, isso não tem sido feito de forma eficiente.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Enfermagem. Meios de comunicação. Liderança. Gestão de riscos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-09-05

How to Cite

1.
Forte ECN, de Pires DEP, da Silva MMFP, Trindade L de L, Schneider DG, Ribeiro OMPL. Posicionamento de gestores e lideranças de enfermagem diante dos erros divulgados na mídia. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2018 Sep. 5 [cited 2025 Apr. 27];39. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/86454

Issue

Section

Artigos Originais