Fatores precipitantes de descompensação da insuficiência cardíaca relacionados a adesão ao tratamento: estudo multicêntrico-EMBRACE

Autores/as

  • Eneida Rejane Rabelo-Silva
  • Marco Aurélio Lumertz Saffi
  • Graziella Badin Aliti
  • Maria Karolina Feijó
  • Graciele Fernanda da Costa Linch
  • Jaquelini Messer Sauer
  • Silvia Marinho Martins

Palabras clave:

Insuficiência cardíaca. Estudo multicêntrico. Fatores desencadeantes.

Resumen

Objetivo: Descrever os fatores precipitantes de descompensação da insuficiência cardíaca entre pacientes aderentes e não aderentes ao tratamento.
Métodos: Estudo transversal de uma coorte multicêntrica. Pacientes acima de 18 anos com insuficiência cardíaca descompensada (classe funcional III/IV) foram elegíveis. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário estruturado avaliando os motivos da descompensação. O uso irregular de medicação prévio à internação, controle inadequado de sal e líquidos foram considerados como grupo de má adesão ao tratamento.
Resultados: Foram incluídos 556 pacientes, com idade média de 61±14 anos, 362(65%) homens. O principal fator de descompensação foi a má adesão, representando 55% da amostra. Os pacientes que referiram o uso irregular das medicações na última semana apresentaram 22% mais risco de internação por má adesão quando comparados aos pacientes aderentes.
Conclusão: O estudo EMBRACE demonstrou que em pacientes com insuficiência cardíaca, a má adesão mostrou-se como o principal fator de exacerbação.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca. Estudo multicêntrico. Fatores desencadeantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-08-29

Cómo citar

1.
Rabelo-Silva ER, Saffi MAL, Aliti GB, Feijó MK, Linch GF da C, Sauer JM, et al. Fatores precipitantes de descompensação da insuficiência cardíaca relacionados a adesão ao tratamento: estudo multicêntrico-EMBRACE. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29 de agosto de 2018 [citado 20 de septiembre de 2026];39. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/86276

Número

Sección

Artigos Originais