Vulnerabilidades, depressão e religiosidade em idosos internados em uma unidade de emergência

Autores/as

  • Bruno Leonardo Soares Nery
  • Andréa Mathes Faustino
  • Carla Targino Bruno dos Santos
  • Keila Cristianne Trindade da Cruz

Palabras clave:

Idoso. Religião. Depressão. Vulnerabilidade em saúde. Espiritualidade.

Resumen

Objetivos: Identificar vulnerabilidades e a associação entre religiosidade e a presença de sinais depressivos presentes em idosos internados em uma unidade de urgência e emergência.
Métodos: Estudo transversal, realizado com 140 idosos internados em um hospital público do Distrito Federal, entre o mês de maio a outubro 2016, realizado por meio de questionário semiestruturado sobre dados de saúde, escala de religiosidade de DUREL e de depressão geriátrica.
Resultados: Os idosos estudados são vulneráveis em relação a escolaridade, local de residência, a hábitos de vida, 37,3% dos idosos apresentavam sinais depressivos, e que existe uma associação fraca de proteção entre religiosidade e desenvolvimento de sinais depressivos (p ≤ 0,00 r = 0.12) e (p =0,02 e r = 0,06).
Conclusão: Observou-se a religiosidade isolada não apresenta fator protetor eficaz, mas apresenta papel importante no desenvolvimento de resiliência diante da enfermidade e uma fonte construtora de rede de apoio ao idoso.
Palavras–chave: Idoso. Religião. Depressão. Vulnerabilidade em saúde. Espiritualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-04-24

Cómo citar

1.
Nery BLS, Faustino AM, Santos CTB dos, Cruz KCT da. Vulnerabilidades, depressão e religiosidade em idosos internados em uma unidade de emergência. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24 de abril de 2018 [citado 27 de abril de 2025];39. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/82249

Número

Sección

Artigos Originais