A família da criança com câncer: necessidades sócio-econômicas
Palabras clave:
Efeitos psicossociais da doença. Família. Criança. EnfermagemResumen
Objetivos: Identificar as variáveis socio-econômicas que influenciam as famílias da criança com câncer.
Métodos: Pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, correlacional, com 128 famílias de crianças com câncer. Foram utilizados três instrumentos: “Questionário de avaliação do impacto na família de crianças com câncer”, “Escala Satisfação do Suporte Social” e “Escala de Graffar”.
Resultados: As famílias revelam gastos econômicos acrescidos com a doença, ao nível dos deslocamentos para o hospital e da medicação. A perda de rendimento por parte de um dos progenitores também agrava o impacto econômico da doença. As famílias com maiores necessidades de apoio e menor suporte social apresentam maior impacto econômico.
Conclusão: O suporte social assume um papel importante, no decrescimento das necessidades econômicas, incitadas pela doença. Os enfermeiros devem identificar as necessidades econômicas das famílias e tornar-se parte da rede de apoio das mesmas, sendo fonte de suporte para que as mesmas consigam fortalecer-se no cuidar.
Palavras-chave: Efeitos psicossociais da doença. Família. Criança. Enfermagem
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.