A vivência do cuidado no contexto da internação domiciliar

Autores/as

  • Cecilia Maria Brondani
  • Margrid Beuter

Palabras clave:

Enfermagem, Assistência Domiciliar, Doença Crônica

Resumen

O estudo teve como objetivo descrever e analisar as experiências dos cuidadores familiares de doentes crônicos em internação domiciliar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Serviço de Internação Domiciliar do Hospital Universitário de Santa Maria (SIDHUSM), da qual participaram 15 cuidadores familiares. Para a produção dos dados utilizou-se o Método Criativo e Sensível e as dinâmicas de criatividade e sensibilidade: Linha da Vida, Corpo-Saber e Almanaque. Os dados foram analisados segundo os pressupostos conceituais da análise de discurso. Foram desvelados os seguintes temas: o cuidado como uma experiência inerente ao ser humano; a experiência de cuidado na situação de doença; o aprendizado com a experiência de ser cuidador. Os resultados apontaram para a necessidade da valorização das atividades de cuidado realizadas pelos cuidadores no domicílio e destacaram a internação domiciliar como uma modalidade de atenção humanizadora e inovadora que visa inverter a lógica de atuação dos profissionais de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cecilia Maria Brondani

Mestre em Enfermagem do PPGEnf da UFSM. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, Rio Grande do Sul, Brasil.

Margrid Beuter

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2009-11-10

Cómo citar

1.
Brondani CM, Beuter M. A vivência do cuidado no contexto da internação domiciliar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 10 de noviembre de 2009 [citado 25 de abril de 2025];30(2):206. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/7435

Número

Sección

Artigos Originais