Grupos de pesquisa em enfermagem no Brasil: comparação dos perfis de 2006 e 2016
Palabras clave:
Enfermagem, Grupos de Pesquisa, Pesquisa em Enfermagem.Resumen
Objetivos: Comparar o perfil dos grupos de pesquisa em Enfermagem cadastrados no Diretório do CNPq em 2006 e 2016.
Métodos: Estudo descritivo documental. A coleta de dados aconteceu em 2006 e 2016 a partir de consulta parametrizada com o termo Enfermagem no Diretório dos Grupos de Pesquisa, na página online do CNPq, sendo realizada a análise descritiva. Os dados foram organizados em planilha do Excel.
Resultados: O número de Grupos de Pesquisa aumentou de 251 em 2006 para 617 em 2016, com incremento no número de participantes. Houve redução do número de grupos sem estudantes, embora 22% permaneçam sem participação de alunos de graduação.
Conclusões: Os grupos de pesquisa em Enfermagem refletem avanços estruturais e políticos na geração de ciência, tecnologia e inovação da área, entretanto ainda deve ser incentivada a participação de alunos de graduação e pesquisadores estrangeiros, bem como a ampliação de recursos tecnológicos e das parcerias interinstitucionais.
Palavras-chave: Enfermagem. Grupos de pesquisa. Pesquisa em enfermagem. Educação de pós-graduação. Educação superior.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.