O cuidado ao usuário de crack: estratégias e práticas de trabalho no território

Autores/as

  • Aline Basso DA Silva
  • Leandro Barbosa Pinho
  • Agnes Olschowsky
  • Débora Schlotefeldt Siniak
  • Cristiane Kenes Nunes

Palabras clave:

Saúde mental, Reforma dos serviços de saúde, Enfermagem, Políticas públicas, Usuários de drogas

Resumen

Objetivo: Conhecer estratégias de cuidado ao usuário de crack no território a partir da realidade de um Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas (CAPS AD).
Método: Estudo qualitativo e descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevista, realizada com oito profissionais de um CAPS AD da região metropolitana de Porto Alegre, entre os meses de fevereiro e março de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a análise temática.
Resultados: Foram apontadas, a partir dos dados analisados, estratégias de cuidado no território como: as equipes itinerantes, as visitas domiciliares, a clínica ampliada e a importância do território de trabalho ser o mesmo da residência do profissional.
Conclusão: O cuidado no território mostra-se como uma inovação para o campo da Saúde Mental, visto que permite uma atenção em saúde voltada para o contexto social, cultural e histórico dos usuários.
Palavras-chave: Saúde mental. Reforma dos serviços de saúde. Enfermagem. Políticas públicas. Usuários de drogas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Basso DA Silva

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

Leandro Barbosa Pinho

Doutor em Enfermagem Psiquiátrica. Professor da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. 

Agnes Olschowsky

Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

Débora Schlotefeldt Siniak

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

Cristiane Kenes Nunes

Enfermeira, Especialista em Saúde Mental, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Publicado

2017-03-09

Cómo citar

1.
DA Silva AB, Pinho LB, Olschowsky A, Siniak DS, Nunes CK. O cuidado ao usuário de crack: estratégias e práticas de trabalho no território. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9 de marzo de 2017 [citado 8 de agosto de 2026];37. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68447