Modelo de cuidado transpessoal de enfermagem domiciliar de Favero e Lacerda: relato de caso
Palabras clave:
Modelos de enfermagem, Enfermagem domiciliar, Teoria de enfermagem, Cuidados de enfermagemResumen
Objetivo: Relatar a experiência da aplicação do Modelo de Cuidado Transpessoal de Enfermagem Domiciliar de Favero e Lacerda a paciente adulta pós-transplante de células-tronco hematopoéticas.
Método: Relato de caso da aplicação deste Modelo a paciente em acompanhamento ambulatorial em Serviço de Transplante de Medula Óssea. Além do contato inicial em ambulatório, foram feitos três encontros domiciliares em outubro/2014. As informações foram registradas em diário de campo e analisadas, considerando o Modelo de Cuidado e o Processo Clinical Caritas.
Resultados: O cuidado atuou como suporte ao atendimento das necessidades humanas básicas, fortalecimento do sistema de crenças, promoção do cuidado emocional para enfrentamento do tratamento e amadurecimento profissional na relação de cuidar.
Conclusão: A descrição da experiência permite inferir a contribuição do Modelo para a aplicação da Teoria do Cuidado Humano no cuidado domiciliar e a utilização de modelos de cuidado na prática assistencial, formação profissional e desenvolvimento de pesquisas.
Palavras-chave: Modelos de enfermagem. Enfermagem domiciliar. Teoria de enfermagem. Cuidados de enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.