Formação do enfermeiro em relação ao processo de morte-morrer: percepções à luz do pensamento complexo

Autores/as

  • Matheus Viero Dias Universidade Federal do Rio Grande
  • Dirce Stein Backes Centro Universitário Franciscano
  • Edison Luiz Devos Barlem Universidade Federal do Rio Grande
  • Marli Terezinha Stein Backes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valéria Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande
  • Martha Helena Teixeira de Souza Centro Universitário Franciscano

Palabras clave:

Morte, Estudantes de enfermagem, Atitude frente à morte

Resumen

Objetivou-se conhecer a percepção do processo de morte-morrer na perspectiva de discentes de enfermagem. Pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativo, cujos dados foram coletados entre junho e julho de 2013, a partir de três encontros focais, com seis discentes de enfermagem de um Centro Universitário Comunitário localizado na região central do Rio Grande do Sul. Os encontros foram organizados/dinamizados de modo que ampliassem as discussões acerca do processo morte-morrer na perspectiva do pensamento complexo. Da Análise Focal Estratégica dos dados, foram delimitadas três categorias: Morte: processo de ruptura ou continuidade?; Reconhecendo fragilidades no processo de formação e Delineando estratégias capazes de ampliar as discussões acadêmicas. Conclui-se que o processo de mortemorrer é minimamente discutido na formação profissional do enfermeiro e quando discutido, os debates ocorrem de forma fragmentada e disjuntiva, não integrando-o ao processo de viver humano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Viero Dias, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES).

Dirce Stein Backes, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Centro Universitário Franciscano. Líder do GEPESES.

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do PPGEnf/FURG.

Marli Terezinha Stein Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Valéria Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do PPGEnf/FURG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Martha Helena Teixeira de Souza, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do Centro Universitário Franciscano.

 

Publicado

2014-12-22

Cómo citar

1.
Dias MV, Backes DS, Barlem ELD, Backes MTS, Lunardi VL, de Souza MHT. Formação do enfermeiro em relação ao processo de morte-morrer: percepções à luz do pensamento complexo. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 22 de diciembre de 2014 [citado 21 de septiembre de 2026];35(4):79-85. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/45177

Número

Sección

Artigos Originais