Intervenção lúdica a crianças com doença crônica: promovendo o enfrentamento

Autores/as

  • Flávia Moura de Moura Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Ciências biológicas e da Saúde - Unidade Acadêmica de Psicologia
  • Áderson Luiz Costa júnior Universidade Federal de Brasília, Instituto de Psicologia
  • Meryeli Santos de Araújo Dantas Centro Universitário de João Pessoa
  • Gilvan da Cruz Barbosa Araújo Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Pediatria e Genética
  • Neusa Collet Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria e do Programa e Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB

Palabras clave:

Doença Crônica, Criança, Cuidados Integrais de Saúde.

Resumen

As doenças crônicas podem gerar consequências adversas ao processo de desenvolvimento infantil. O estudo teve por objetivo analisar os efeitos da realização de atividades do manual “Como Hóspede no Hospital” sobre o processo de enfrentamento de crianças afetadas por doenças crônicas. Pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. Participaram do estudo seis crianças e adolescentes, entre 7 e 13 anos, com doenças crônicas. Os dados foram coletados na clínica pediátrica de um hospital público do estado da Paraíba, por meio de observações participantes e sessões individuais com a aplicação de atividades do manual. A interpretação dos dados seguiu os princípios da análise temática. As atividades do manual estimularam a busca de informação sobre a doença e o tratamento, e aumentaram o interesse e a participação das crianças e dos adolescentes em envolver-se no cuidado à saúde, contribuindo para um melhor enfrentamento. Aponta-se a necessidade de cuidados integrais às crianças com doenças crônicas. 

Descritores: Doença crônica. Criança. Assistência integral a saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Moura de Moura, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Ciências biológicas e da Saúde - Unidade Acadêmica de Psicologia

Psicógolga, Mestre em Enfermagem, doutoranda em Enfermagem. Docente  da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Áderson Luiz Costa júnior, Universidade Federal de Brasília, Instituto de Psicologia

Psicólogo, Doutor em Psicologia. Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Meryeli Santos de Araújo Dantas, Centro Universitário de João Pessoa

Fisioterapeuta, Mestre em Enfermagem, doutoranda em Enfermagem. Docente do Centro Universitário de João Pessoa, Mestre em Enfermagem. João Pessoa, Paraíbra, Brasil.

Gilvan da Cruz Barbosa Araújo, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Pediatria e Genética

Médico Pediátra, Mestrado Profissionalizante pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. Docente da Universidade Federal da Paraíba e da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Neusa Collet, Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria e do Programa e Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB. Cabedelo, Paraíba, Brasil.

Publicado

2014-06-27

Cómo citar

1.
Moura FM de, Costa júnior Áderson L, Dantas MS de A, Araújo G da CB, Collet N. Intervenção lúdica a crianças com doença crônica: promovendo o enfrentamento. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27 de junio de 2014 [citado 15 de septiembre de 2026];35(2):86-92. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/41822

Número

Sección

Artigos Originais